domingo, 26 de fevereiro de 2012

PAP PARA PINTAR SEUS OVOS A MODA POLONESA


Como é essa técnica?
Você precisa de lápis para fazer os desenhos, cera de abelha, vela, uma pena de desenho, e corantes.
O segredo todo está em escolher o desenho e determinar as cores, lembrando que o ovo será todo recoberto com a cera de abelha. Onde a cera cobrir, a superfície ficará com a cor pré-existente. Portanto comece cobrindo com a cera tudo que deseja manter em branco.
  • Limpe o ovo com papel toalha embebida em vinagre. Prepare todos os corantes.
  • Escolha de antemão um projeto do que deseja desenhar sobre o ovo. Comece com desenhos simples e faça-os sem marcar demais com o lápis, apenas superficialmente, pois não sairão mais.

  • Acenda uma pequena vela, onde derreterá a cera de abelha. Com a pena de desenho, raspe um pouco da cera na ponta e derreta na vela sem queimar.
  • Rapidamente, antes que endureça, comece a aplicar a cera sobre o desenho. Vá cobrindo pequenos riscos de cada vez.  Sempre que precisar amolecer a cera, aproxime da vela.
As cores serão aplicadas das mais claras para as mais escuras, então depois de cobrir o desenho que ficará branco, mergulhe no corante amarelo e aguarde a tinta pegar na casca do ovo
Depois de colorido de amarelo, seque o ovo e pinte com a cera as partes que deseja manter em amarelo. Mergulhe o ovo na cor laranja e aguarde a tinta pegar

  • Você repetirá esse processo até terminar colorindo com o preto. A ordem das cores é normalmente branco, amarelo, laranja, vermelho, azul, violeta, marrom e preto. O tempo que leva para o corante pegar sobre a superfície do ovo é de 10 minutos. Ao retirar do corante, seque o ovo com papel toalha e deixe descansar por uns 5 minutos antes de continuar.
Depois do ovo todo pintado, retire a cera aproximando da vela e limpando com um tecido firme assim que ela for derretendo. Não aproxime demais da chama para não queimar as cores.
Para finalizar e dar brilho, passe uma demão de verniz a base de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário