sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MOLDURAS

                        Como escolher  a moldura certa?



DECORAÇÃO: Como escolher a moldura ideal?
Stock photos
Quadros fazem parte da decoração de qualquer ambiente, sejam eles pinturas, fotografias, gravuras ou mesmo documentos antigos, que possuem muitas vezes um valor sentimental muito mais significativo que o econômico de uma obra de arte.

Neste caso a moldura não só complementa, como representa um papel muito importante, pois garante a preservação e a valorização da peça.

“Escolher uma moldura é um ato lúdico. Às vezes é a moldura que escolhe a obra. Somente aí o quadro vira um objeto completo, que não depende da decoração do ambiente”, afirma Tereza Penteado, diretora da Croqui, que tem mais de 32 anos de experiência nesta área. 

É justamente no momento da escolha da moldura que surgem algumas dúvidas. Pensando nisso, a Croqui selecionou as mais freqüentes e preparou um guia prático com dicas para orientar os clientes.

- Quais os principais tipos de molduras?

As molduras são basicamente divididas em dois tipos: clássica e moderna. Esta classificação é definida de acordo com o material, acabamento e forma da moldura.  Alguns exemplos de molduras clássicas: douradas, prateadas, estilo rococó, entalhadas à mão, ovais, redondas, entre outras.  As modernas são coloridas, lisas, de patina, em metal, madeira natural, laca, bambu natural, entre outros tipos.  

- Existe algum tipo de moldura mais indicada para uma determinada obra?

Não. A moldura deve ser sempre escolhida de acordo com cada obra. Para isso, na hora da escolha, é indicado analisar vários tipos, separar o que não fica bom, até se chegar àquela que pode ser considerada ideal. A escolha é 100% visual e deve ser feita por experimentação.

- Quando deve ser utilizado o paspatur?

O paspatur é uma técnica utilizada para destacar e dar profundidade à obra. Existem dois tipos de paspatur: papel e madeira. O paspatur de madeira ou MDF é geralmente utilizado nas pinturas a óleo, pois este é um tipo de obra que ficará exposta. Também pode ser utilizado em papéis, desde que se coloque um vidro para proteção.

- Qual a vantagem do paspatur de papel?

O paspatur de papel possui pH neutro, que protege as obras em papel. Ele também deve ser utilizado nas montagens de fotografias, cujo material muitas vezes tem uma camada gelatinosa, que não pode entrar em contato com o vidro sob o risco de aderir a ele e o trabalho se perder. Este tipo de paspatur também pode ser usado de outras formas, como para forrar caixas e ripas onde serão colocados objetos; montar uma moldura com alturas diferentes ou sempre que quisermos cores diferentes, pois o papel possui uma grande variedade de cores e texturas.

- Como escolher a cor da moldura?

Geralmente a cor da moldura é escolhida de acordo com as cores da obra por experimentação. A cor e o modelo ideal sempre dependem, única e exclusivamente, do gosto de cada um.

- Qual a importância da qualidade do profissional?

Quando se fala de moldura, as palavras-chave são: adequação, elegância e qualidade. Por isso, o consumidor também precisa ficar atento com relação à escolha do profissional. Nenhuma dessas dicas terá valor se a execução do trabalho não for realizada por uma pessoa capacitada e especializada, com vasto conhecimento técnico. 

- O trabalho de moldura mal feito pode causar danos à obra?

Se a obra for entregue nas mãos de alguém que desconhece os procedimentos básicos de conservação do material, os danos podem ser irreversíveis. A utilização de colas inadequadas pode provocar a perda parcial ou total da obra. O problema é que o proprietário pode levar anos para perceber, pois o dano pode demorar para aparecer com determinados tipos de cola. A moldura é a continuação da obra. Ela veste o trabalho e pode realçá-lo ou prejudicá-lo irremediavelmente.

A CROQUI é uma empresa especializada em restauração, molduras e quadros, que oferece assessoria completa e segurança para os clientes. Seu trabalho é único, pois suas molduras são exclusivas e feitas artesanalmente Possui mais de 500 modelos de molduras e mais de mil tipos de acabamentos, além de quadros prontos.

Fonte: Fatos & Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário