terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TÉCNICA DO ESPATULADO

Saiba mais

  1. introdução à pintura com a técnica de espatulado raspado a técnica de pintura denominada “espatulado raspado” consiste no uso intensivo de espátulas no trabalho, de uma maneira que, imediatamente após a aplicação da tinta, a espátula raspa o excesso, deixando apenas uma fina camada, semi-transparente. com isso são criadas veladuras e variações tonais, camada por camada. o efeito obtido é de uma plasticidade única. a tinta empregada deve ser pastosa, podendo ser a acrílica ou a óleo. o suporte deve ser rígido, pois deve resistir à pressão da espátula sobre ele. pode ser papel grosso não absorvente, tipo duplex ou cartão; placa de eucatex ou mdf devidamente preparada, ou mesmo tela, fixada a um suporte tipo compensado e também preparada.
  2. “forja de campeões-90x130cm.”
  3. dependendo do tamanho e tipo da espátula utilizada, podemos obter trabalhos mais rústicos ou mais refinados. outros instrumentos podem ser utilizados juntamente com a espátula, como mina de conté, pincel, colagens e outros, dependendo da criatividade do artista. a liberdade é ampla e irrestrita. neste método de pintura o que se procura é obter uma textura visual, sem empaste de tinta. atenção: este curso exige conhecimentos prévios na arte da pintura; não é destinado a iniciantes. “ouro preto – 80x120 cm”.
  4. tela com um tratamento mais rústico, sem detalhes. note que a rusticidade não é matérica, mas visual. as camadas de tinta são finas e transparentes. a espátula utilizada é maior. “depois da tempestade-75x95cm.”
  5. tela com tratamento mais refinado. o trabalho é realizado com espátulas menores. o excesso de tinta é retirado com lixa d’água a seco, mantendo a espessura da tela. “matriz de tiradentes-95x70 cm. 
Fonte: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário