terça-feira, 27 de março de 2012

Aprenda a Desenhar


Aprender a desenhar e como começar… É tudo uma questão de prática e dedicação.
Poucas pessoas sabem fazê-lo maravilhosamente a primeira vez que pegam num lápis ou um pincel.
Para a restante maioria das pessoas, é uma questão de aprendizagem e não um dom. Pintar e desenhar são actividades que têm que ser estudadas, aprendidas e praticadas, da mesma forma como: aprender um novo desporto, uma nova língua, montar bicicleta ou escrever novelas.
É tudo uma questão de prática e dedicação. É precisamente a prática, o que faz a diferença entre um artista médio e um grande artista.



Dedicação
• Se deseja ter sucesso, eu recomendo não só saber como desenhar, mas o mais importante, dedicar tempo a prática do desenho e pintura pelo menos duas vezes por semana. Se quiser avançar mais rápido, logicamente deverá dedicar mais tempo a esta actividade.
• Um sítio calmo é o ideal para começar, no entanto, uma vez que adquira a capacidade de se concentrar, notará que qualquer sítio é bom.
• Algumas pessoas gostam de desenhar e pintar sobre uma superfície plana, como uma mesa ou secretaria outros preferem o cavalete e a facilidade de manipulação do mesmo para colocar a folha ou tela em qualquer posição… Isto é mesmo uma questão de preferência e hábito.
No entanto por experiência própria posso dizer que se tem o desejo de começar a desenhar para depois passar á pintura a óleo ou pintura a pastel, o mais conveniente é se habituar desde o início ao cavalete.
Bloco de esquissos.
exercicios-aquecimento
• Um fabuloso habito, para quem quer levar o desenho a sério é adquirir um bloco de esquisso que possa levar a qualquer sítio.
Observe tudo a sua volta, tentando descobrir as formas básicas por detrás de cada figura, veja como a luz se projecta sobre os objectos, observe as sombras, as proporções, os pontos de fuga das imagens em perspectiva e reproduza no seu bloco o que vê, em quanto espera no médico, no autocarro, no transito, nas ferias, em fim, qualquer momento é bom.
• Desenhe os objectos da sua casa, copie imagens de fotografias, desenhe as suas próprias mãos, os seus pés, a sua imagem do espelho…As oportunidades de praticar ficam só limitadas pela sua imaginação.
• Faça exercícios…Da mesma forma que qualquer desportista, apresentador de televisão ou cantor, faz exercícios de aquecimento e descontracção antes de iniciar a sua actividade … Antes de iniciar as suas aulas semanais, faça exercícios de aquecimento com as mãos a fim de descontrair os músculos do “desenho” e criar um fluxo de energia criativa entre o seu cérebro, os seus olhos, a sua ferramenta de desenho e a superfície de trabalho… Vejamos aqui alguns exemplos dos exercícios que pode fazer.




Miniaturas rápidas.
valor-sombra
Seja qual for o objecto que pretende desenhar, antes de começar, faça pequenos e rápidos esboços em miniaturas, num papel aparte.
Faça pequenos quadrados de dois a quatro centímetros de lado usando rápidos traços de tons e meios-tons. Não se preocupe demais pela precisão.
Faça isto durante três ou quatro minutos até sentir que domina a intensidade das sombras e dos traços.
Desenhe com sombras.
forma-valor
O objectivo deste exercício é criar e definir a forma dos objectos mediante a realização de pequenos e rápidos traços e mediante sombras.
Os espaços recheios e vazios se representam mediante sombras, variando a pressão do lápis.
Trabalhe rapidamente sem se preocupar pela precisão mas sim pela representação tonal.
Movimente todo seu braço com fluidez e quando sinta que esta descontraído e confiante, pegue na superfície de trabalho e comece a desenhar!!!




Traçado de Linhas.
•  Use um lápis afiado de grafite ou de carvão para desenhar apenas o esboço da forma ou contorno do seu modelo.
•  Mantenha seu olho sobre o assunto, tanto quanto possível.
•  Faça linhas longas e contínuas sem levantar o lápis do papel. Só quando for absolutamente necessário.
•  Não adicione sombras. Inclua alguns detalhes para tornar o objecto reconhecível.
•  Repita o exercício até se sentir confortável com os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário