sábado, 24 de março de 2012

AQUARELAS

Você pode fazer um quadro imenso em aquarela. Mas também pode produzir pequenos ensaios para dar de presente a quem você gosta. Por ser delicada, versátil e muito detalhista, essa técnica de pintura é ideal para trabalhos em papéis menores. Aproveite nossas dicas, solte a imaginação e surpreenda amigos e familiares com criações !
 Estas aquarelas são de minha autoria,amo a pintura mas me identifico mais com a aquarela.Acho muito delicada e sua transparência me deixa fascinada.


A TÉCNICA DA AQUARELA

A pintura com aquarela é a mais delicada de todas as técnicas. Você não deve descuidar pois fará com que o trabalho tenha aparência de guache. Devemos aos ingleses da era vitoriana muito da evolução que a pintura em aquarela ganhou. Inicialmente esta técnica era usada somente como estudos para trabalhos mais refinados, até que Dürer deu a aquarela o respeito que merecia. Depois vieram os ingleses.
É importante o uso de tintas de boa qualidade, pois tem pigmentos concentrados que permitem uma cor forte e transparente ao mesmo tempo. Devemos sempre tirar o branco e as luzes do papel, e por isso devemos começar sempre pintando os tons mais claros. Para não "sujarmos" uma área clara, recorremos ao uso de máscaras de látex para isolamento, ou, em alguns casos, fazemos limpesas com pincéis de cerdas duras e água pura. Veja mais informações clicando em papeis e tintas no menu.



A aquarela é uma técnica que requer bastante atenção no processo. Devemos sempre prestar atenção no que as manchas nos sugere para a partir daí prosseguirmos. Ao contrário do que muitos pensam, aquarelas não são SOMENTE pinturas leves. Encontramos aquarelas inglesas da era vitoriana que mais se parecem com óleo, e em muitos paises o termo watercolour significa tanto o que chamamos de guache quanto o que chamamos de aquarela. O que considero importante na aquarelas é nunca exceder na tinta branca. Use-a apenas para pequenas luzes. Procure deixar com que o branco e cores claras sejam sempre provenientes do papel. Boas aquarelas (tintas) nos dão tons profundos com aguadas diluídas. Um tom forte em aquarela não significa guache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário