segunda-feira, 12 de março de 2012

COMO CONSERVAR SUA OBRA

Dicas    de como conservar sua obra de arte:


Apresentamos aqui alguns cuidados de conservação que ajudam a prolongar o bom estado de seus objetos pessoais, tais como livros, telas e obras escultóricas.

Você sabia? 
Que uma obra de arte se movimenta?
A tela, o papel e principalmente as esculturas em madeira policromada, são muito sensíveis às variações de umidade relativa e se dilatam e contraem  com  o aumento ou diminuição da umidade do ar. Essa movimentação é o que causa as rachaduras na madeira, as ondulações no papel e tela, e pode provocar o desprendimento da pintura ou policromia.


Escolha com cuidado o local para a obra!

Qual o melhor local para acondicionar sua obra?

Deve-se optar por um local arejado e seco, longe de paredes com infiltração, janelas e portas que recebam muita poluição, luz, chuva, etc.

 Nunca coloque a peça recebendo a incidência direta dos raios solares: a luz descolore a policromia e o calor provoca rachaduras e desprendimentos. Evite colocar uma obra junto a paredes externas que recebam muito calor e chuva, pois as variações de temperatura e umidade no local afetam a obra.

Atenção ao manuseio e transporte de obras!

Alguns danos podem ser causados no momento do manuseio dos objetos. Ao manipular quadros, esculturas, livros ou documentos, tenha o cuidado de lavar as mãos antes, pois a oleosidade da pelepode causar manchas irreversíveis.

Se for transportar uma obra de arte, mesmo em curtas distâncias, verifique antes se há partes soltas (como resplendor, mãos, etc.) - talvez seja mais seguro remover essas partes soltas antes de transportá-la. Verifique ainda o percurso que irá fazer e tome as  providências para que esteja desobstruído.
Manuseio de telas:

Ao manusear uma tela segure-a com as duas mãos, nas laterais, apoiando os dedos apenas  no chassi ou moldura. Se o quadro for de grandes dimensões, deve ser transportado por duas pessoas.  Não segure pela parte de cima, pois, com o tempo, pode provocar o deslocamento das junções do chassi ou moldura. Não toque com os dedos diretamente sobre a tela, pois gera afundamentos e manchas na pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário