domingo, 25 de março de 2012

Curiosidades Históricas e Dicas de Molduras


italian frame 260x300 Curiosidades históricas e dicas de molduras

Você sabia?

As molduras feitas durante a Renascença, no reinado de Luís XIV e princípios do século XVIII, são consideradas verdadeiras obras de arte trabalhadas em madeira entalhada. Em meados do século XVIII, contudo, começou-se a fabricar molduras de massa em vez de madeira entalhada. Essas molduras, muitas pesadas e enfeitadas, obscureciam e depreciavam as pinturas.

Atualmente…

As molduras com referências antiga são muito procuradas para pinturas e reproduções de quadros que seguem tendências de época. Procura-se, novamente, realçar a beleza das molduras ricas em detalhes do século XVIII, baseando-se na adaptabilidade ao quadro e na harmonia com o ambiente como um todo. Amoldura dourada é uma das mais usadas, pois o tom de ouro realça as cores da tela, sem competir com o quadro.


moldura renascentista 300x267 Curiosidades históricas e dicas de molduras
Contudo, é necessário muito cuidado para que esse tipo de moldura não provoque o efeito contrário. Um dourado brilhante pode, em vez de realçar, ofuscar o quadro. Uma pintura a óleo, pesada e rica em contrastes, pede uma moldura igualmente e rica, enquanto uma pintura mais leve, pode receber uma moldura mais delicada.
Desenhos em bico de pena e aquarelas podem ter a combinação “passe-partout”, vidro e moldura preta lisa ou com pequenos riscos dourados. Pinturas feitas em papel necessitam vidro para proteção e geralmente levam um”passe-partout”, a não ser que tenham grande espaço em torno do desenho. É comum as aquarelas levarem moldura branca, prateada ou de madeira natural, mais do que as molduras para quadro a óleo. Pinturas a óleo devem ser emolduradas em “passe-partout” ou vidro.
golden frame 300x300 Curiosidades históricas e dicas de molduras

Harmonia e proporção…

Quadros em tom pastel, seguindo o gosto francês, também costumam ser emoldurados em moldura dourada. Já as molduras modernas, podem apresentar uma variedade enorme de cores e materiais, como: vidro, espelho, cromo, madeira e cortiça, tornando as molduras inovações audaciosas.
Deve haver relação de proporção entre o quadro, parede e móveis colocados diretamente sob o quadro. Ailuminação para quadros merece especial atenção: para quadros a óleo, por exemplo, é recomendável a iluminação natural, ou a artificial com técnica irrepreensível. Por isso, é preciso estudar de onde vem a luz e a forma de incidência no quadro. Pinturas grandes e importantes pedem uma iluminação com lâmpada colocada em cima do quadro, como se vê em exposições. Quadros a óleo não devem ser usados ao lado de aquarelas, a não ser que a técnica do óleo seja muito semelhante à da aquarela.
Quando vários quadros são dependurados numa parede, devem formar um grupo geométrico, como um retângulo, linha reta ou triângulo. Se os quadros forem de diferentes tamanhos, deve-sem ser agrupados para que formem uma única composição.
moldura dupla 300x268 Curiosidades históricas e dicas de molduras


Nenhum comentário:

Postar um comentário