sábado, 24 de março de 2012

DICAS DE HOJE...

Diferença entre Cartum, SD e Caricatura.
O que é Caricatura, SD e Cartum?
POR JR MISAKI

Caricatura – Como o próprio nome já codifica, remete sempre a algo “caricato”. Creio que você já deve ter visto alguma charge de algum político ou artista famoso com uma orelha exagerada, uma roupa além da proporção ou uma boca hiper carnuda, isso? As Charges elas procuram se espelhar nesse gênero, do exagero (Cuidado! a “Charge” ela é unicamente de caráter jornalístico opinativo, não faça um desenho de sua mãe conversando com a vizinha e saia por aí dizendo que é uma “Charge” por que não é! ao menos que sua mãe e a vizinha sejam conhecidas publicamente e o assunto da conversa seja de caráter público). A caricatura, assim como os outros pontos a seguir, se destaca não só na aparência física, mas no comportamento e modo de vestir também. Se você tem um amigo (a) que sofre pelo o seu time de futebol e, que ama a camisa do seu clube ou outro (a) que usa alguns acessórios bem extravagantes, esses são ótimos para ser desenhados.
SD (Super Deformed) – Conhecidos como também como “Pockets”, esses desenhos que você chega a babar de fofos, originalmente, surgiram no Japão, provindos dos “mangá” (aqueles estilo de desenhos dos olhos e cabelos exagerados que o seu filho ou o filho do vizinho curte – particularmente adoro, srsrsr), contém alguns traços que são fáceis de serem identificados, seus olhos podem continuar grandes como no mangá, só que com um o corpo um pouco achatados (pequenos) e a cabeça bem exagerada… O seu traço é arredondado, também varia das características físicas da pessoa, na qual está sendo representada.
Cartum – Este, eu considero o primo que mora na cidade vizinha da Caricatura, porque, assim como a caricatura, os cartuns surgiram nos jornais americanos, no final do século XIX, onde se popularizaram através dos “comics” (os quadrinhos americanos), ganhando fama dos jornais da Europa, no inicio do século XX e logo sendo abraçado pelo o mundo. Nos cartuns, encontramos traços bem simples, (por ele ser simples, isso não indica ausência de detalhes, ok?!) , bem geométricos, ou seja, creio que você já deve ter lido ou folheado as páginas de desenhos como “Turma da Mônica”, “Tio Patinhas”, “Zé Carioca”, “Mickey” etc. Quando vamos desenhar uma pessoa em “Cartum” também procura-se destacar as características físicas e de personalidade de cada um. Exagera-se, mas nem tanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário