sexta-feira, 23 de março de 2012

ESTILO NAIF

São Francisco, tela naif de Adriano Dias de Araújo
O naif, apesar de ser considerado um estilo primitivo, sempre nos mostra claramente o motivo de inspiração do seu autor. Assim é com Adriano Dias de Araújo. De tudo vemos se manifestando através desse olhar ingênuo e simples do naif: a religiosidade, a magia, o imaginário infantil e popular. No caso de Adriano podemos perceber claramente o mundo sertanejo, sua linguagem folclórica, sua fé, seu dia-a-dia.

Adriano Dias de Araújo, pintor naif, em seu atelier Adriano é nascido na Paraíba, na cidade de Guarabira. Incentivo para as atividades artísticas recebeu da mãe e instruções de um mestre, um artista que viveu ali e mostrou os primeiros passos. 



Vamos saber do próprio Adriano como tudo isso começou:
Desde criança convivi com minha mãe que desenvolvia trabalhos manuais, inclusive pintura em tecido, o que sempre me atraiu e levou-me a ajuda-la nos seus trabalhos. O resultado disso foi o meu direcionamento para atividades afins, como desenho, gravura, pintura em tecido e telas.Assim, desde o ano de 1987 tenho participado de diversas exposições coletivas, a primeira foi a I Arte Atual Paraibana de 1988.
A opção pelo estilo naif, se deu pela influência natural do convívio de artistas como o mestre Alexandre Filho que morou em Guarabira na década de 80. Ele teve uma grande importância para a consolidação de uma expressão plástica na nossa cidade.

Ciranda, naif sertanejo de Adriano Dias de Araújo
Quero que vocês prestem atenção nos temas usados por Adriano. Todo um mundo de valores herdados de hábitos culturais e familiares a gente percebe em suas pinceladas.

Mais que apenas arte, torna-se registro de costumes de um povo e por isso ainda mais importante. Pau de Sebo retratado em estilo naif por Adriano Dias de Araújo 


Quer falar com Adriano para adquirir uma das suas obras ou simplesmente deixar um elogio? Escreva para adiasd2@hotmail.com  O artista agradece e a Vila fica mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário