sexta-feira, 23 de março de 2012

NAIF DE THAÍS ILBANEZ

Tela Cavalo Folclórico da artista Thaís Ibanez

Thais Ibanez, artista plástica do estilo naif Thaís Ibanez trabalhando super concentrada



Thaís é paulista de Diadema e pinta desde os 18 anos. Não foi de cara que começou no estilo naif, mas admite que não resistiu aos seus encantos desde que teve os primeiros contatos. O interessante no trabalho de Thaís, é que ela juntou todas as nossas artes e retratou em suas telas.
Tela Terra Multicor de Thaís Ibanez

Percebe-se a influência da estética da cerâmica em suas mulheres arredondadas. As cores vibrantes especialmente os tons quentes, que lembram a forma calorosa dos brasileiros receberem os visitantes. O canto e a dança, tão fortes em nossa cultura, também estão sempre presentes em suas telas, ou nos instrumentos, ou na sugestão dos movimentos, ou nos folguedos folclóricos.
A própria Thaís assim se define:
O foco principal da minha arte é a valorização da cultura brasileira; procuro representar nas minhas pinturas as mais intensas manifestações do meu povo, que são a música, a dança, o artesanato e tudo que faça parte do “Folclore Brasileiro”.
Utilizo cores vivas que representam o clima tropical e o calor humano do meu país, e faço delas uma fonte de alegria.


Tela Ao Toque do Berimbau, de Thaís Ibanez
Thaís Ibanez já conquistou reconhecimento. Seus trabalhos estão expostos no Museu de Arte Popular de São Paulo e também já fazem parte de acervos de colecionadores europeus. É ótimo termos uma artista plástica representando nosso país e nossa cultura com tanta qualidade.
Pra terminar, ficam as palavras de Oscar D’Ambrosio, numa análise crítica a respeito do trabalho de Thaís:
“ Thaís Ibañez toma a cultura brasileira e lhe dá uma dimensão pictórica. Isso é feito dentro de uma concepção de exaltar aquilo que ela tem de peculiar, como as tonalidades vivas, objetos feitos manualmente e a música, as danças e instrumentos. Desse diálogo, a artista constrói seu imaginário visual e o país sai fortalecido, pois tem sua cultura autêntica homenageada e preservada. “
Gostou do trabalho de Thaís? Escreva para ela no thaisibanez@yahoo.com.br ou visite sua página Thaís Ibanez.

2 comentários: