terça-feira, 20 de março de 2012

COLORINDO


desenho_lunia
Vamos começar pra valer a série de dicas para desenho. Sei que o foco maior deste texto é mais pra quem já sabe alguma coisa de desenho tradicional, mas como muitos aqui pensam em desenvolver games, o desenho é uma das partes mais importantes. Vou dividir este post em 3 páginas, para não ficar muito grande para carregar. Para os leitores do feed, deve ir apenas a primeira página e se você se interessar, visite o post!
Você, caso não saiba desenho, também pode treinar em desenhos já prontos, já que estas dicas são bem básicas. É claro que se você fizer um desenho novo e colorir, pode ser bem mais interessante. Ou mesmo entrar num cursode desenho, mas aí vai do foco de cada pessoa.
Só lembrando: o foco aqui é desenho tradicional. Não tem nada de dicas de manuseio de tablets e pintura digital (outro assunto de muito interesse pra mim). Isso vai ficar mais pro futuro, quando estiver bem melhor nesse quesito. E as imagens aqui são scans próprios (onde eu mesmo fiz os desenhos para este tutorial).

1 – Definir bem as cores antes de colorir

Regra de ouro! Quando você for fazer um desenho, pense nas cores antes de começar. Tente imaginar o desenho colorido e pense numa cor legal. Caso esteja copiando algum desenho, veja bem as cores antes de sair colorindo. E anote a numeração dos lápis. Como algumas cores são bem parecidas, você pode acabar trocando a cor sem querer e estragar o seu desenho, onde partes de uma roupa pode estar numa cor e parte dela em outro tom.

2 – Fazer testes numa folha separada

Outra regra interessante. Separe uma folha do mesmo tipo que você estará colorindo apenas para testes. Então, antes de colorir, faça um teste qualquer dependendo de como você vai colorir. Talvez você precise misturar as cores ou mesmo tentar um tom mais claro ou mais escuro, e testar antes pode ser fundamental. Se você não testar, quando você for colorir, você pode acabar descobrindo que não era a cor certa e aí já era: você terá de refazer o desenho.
Veja um exemplo de uma folha de testes:
tuto_desenho_cor_01

3 – A questão da superfície onde você irá colorir

Taí algo que pode gerar um pouco de controvérsia. A resposta óbvia é “na mesa”, mas você tem de analisar se a mesma não tem pequenas rachaduras. Se você passar o traço em cima de uma, existe a possibilidade do tom ficar alterado e o seu trabalho pode ser prejudicado. No meu caso, eu utilizo uma folha de raio-x, que deixa o colorido com uma finalização melhor e não deixa aquela sensação de “colorido em cima de uma mesa”. Teste em várias superfícies e veja os resultados.

4 – Tentando manter um tom uniforme

Aqui é um assunto difícil de explicar, o que demanda alguns scans para explanar melhor. Quando você está colorindo e não tem habilidades de um profissional, você, ao preencher uma área relativamente grande, você acaba colorindo de forma normal um trecho e depois continua “em cima”. Com isso, a sua mão acaba passando o traço em cima da parte já colorida, criando algo parecido com isto:
tuto_desenho_cor_02
No meio do desenho, se você reparar bem, vai ver que a área é um pouco mais escura do que nas redondezas. Isso acontece porquê você coloriu de forma normal embaixo e ao continuar em cima, você pode ter forçado um pouco e o mesmo ganhou um tom mais forte. para sanar isso é necessário, depois colorir as redondezas no mesmo tom, espalhando o desenho de forma uniforme, até chegar em algo parecido com isto:
tuto_desenho_cor_03
Nesse caso, em cores mais escuras isso é mais visível do que numa cor mais fraca. Se você pega uma cor como um amarelo, você mal percebe isso, mas você já reparou que na cor amarelada você acaba forçando o lápis para ele ficar mais visível? Então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário