sexta-feira, 20 de abril de 2012

Arte Naif

(imgvalquiriabarrosartenaif)
  Naif  é o mais empregado para o gênero de pintura, também chamado de ingênuo e às vezes primitivo (isso, no Brasil).
Antes, porém, de se tornar reconhecida como Arte especial, os naifs foram chamados de impressionistas, cubistas, futuristas.
Autodidatas, os naifs não chegam a pertencer a nenhuma escola, por assim dizer, muito embora hoje já existam escolas para quem quiser aprimorar o desenho/ arte.
Ser naif é um estado de espírito que leva a uma maneira toda especial de pintar, e entre eles estão sapateiros, donas de casa, carteiros, médicos e diplomatas.
Como a arte transcende o que se convencionou chamar de popular, ela foi reconhecida e aceita como qualquer outra arte já consagrada.
Muito embora o artista naif não necessite necessariamente de formação acadêmica, técnicas elaboradas, ele vai pintando apenas com a sua imaginação e o seu dom, as escolas estão aí.

NoRio de Janeiro, existe o MIAN (Museu Internacional de Arte Naif no Brasil), situado à Rua Cosme Velho, nº 561, com exposições permanentes dos  Mestres Naifs brasileiros, além de cursos, galerias, e um acervo que possui também as maiores obras em arte naif do mundo.
No museu você encontra também camisetas, sacolas ,posters, cartões postais e uma infinidade de outros objetos com motivos naif. além de catálogos e literatura relacionada a esse gênero de arte.



(D'Ollynda)

     Referência  aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário