segunda-feira, 16 de abril de 2012

Tutorial Ecoline

Essa marca de aquarela líquida chamada Talens é produzida na Holanda. É um tanto cara mas pra quem curte pintura tradicional ou quer se arriscar com materiais novos, essa é uma outra opção.
Suas cores são bem vivas e uma característica dessa tinta é o fato de ser muito transparente. Até mesmo pra tentar sobrepor uma cor é dificil por que não cobre como as outras. E quando ela seca no papel, se você tentar retocar corre um risco muito alto de manchar, até mesmo um respingo de água acontece isso, então pra dominar essa técnica precisa treinar uma quantidade razoável. Assim como a aquarela e o guache se ela secar no godê ou outro lugar que ela esteja  pode-se facilmente hidrata-la ao contrario do nanquim que se secar secou. O kit básico de cores consiste nas cores primárias (amarelo, azul e vermelho) e também o preto e o branco. Sendo o branco muito parecido com a textura de guache em uma forma mais líquida. Claro que existem mais cores e mais tonalidades.
Eu testei a aquarela liquida (Dr.Ph Martin's) e o ecoline da Talens e eu percebi diferença nelas, pode ser que outras pessoas possam ter a opinião diferente da minha. Mas foi o que eu senti. Ambas são transparentes mas o ecoline achei mais fácil de manchar. Na aquarela liquida  conseguia retomar algumas aguadas e não manchava. Não estou criticando o ecoline, mesmo por que eu quase não uso, ainda tenho dificuldades em usá-lo,  no entanto,  vi trabalhos maravilhosos com ele. Também não quero assustar a ponto de não usar. Muito pelo contrário.
Quanto a sua aplicação, pode ser de forma com técnica degradê ou então “chapada”. Você pode misturar as cores para obter outras como quiser. Difícil eu usar uma cor pura, sempre misturo nem que for uma gota apenas. As técnicas aguadas são praticamente o mesmo tipo de manipulação do material o que difere mesmo é entre a textura e a transparência das tintas basicamente falando. Espero que esse tuto que passei possa ajudar a conhecer a tinta se eu encontrar algo a mais para acrescentar aqui faço um upload.
Outro desenho que fiz com ecoline está aqui: [link]

Nenhum comentário:

Postar um comentário