domingo, 20 de maio de 2012

Faça sua tela hoje mesmo!!!




Material: Tela,Tinta Acrílica, pincéis, Tinta Dimensional preta e Crystal cola (várias cores) ou Canetas permanentes (várias cores).

Modo de fazer:
a) Crie um desenho, risque sobre a tela.
b) Pinte com a Tinta Acrílica, cada pedaço com uma cor. Espere secar.
c) Faça os contornos com a Tinta Dimensional preta.
d) Faça as texturas com Crystal cola.


Conteúdos trabalhados:

- Leitura formal, interpretativa, releitura, vida e obras de Romero Britto.
- Linhas, formas, mistura de cores, sobreposição, composição, proporção, harmonia, textura e planos.

Técnicas trabalhadas:

- Pintura chapada com texturas em diferentes bases.


Possibilidades de trabalho:

- Inicialmente apresente aos alunos as obras de Romero Britto, e, juntos, escolham uma delas.
- Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas, formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a mensagem que o artista queria passar? etc).
- Fale sobre o artista Romero Britto, seu estilo, as cores usadas nas obras, os temas que ele aborda, as técnicas, o cubismo, etc.
- Explore os sentimentos que aparecem na obra escolhida, faça uma reflexão sobre os seus próprios sentimentos, crie o seu desenho e pinte com as características do artista.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação e quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
   
Dicas:
1. Limpe sempre o pincel ao trocar a cor da tinta.
2. Utilize quantas cores desejar.
3. Antes de iniciar os contornos, teste em outro local para se acostumar ao trabalho.
4. Ao contornar a partes do desenho com a Tinta Dimensional preta, apóie o cotovelo para facilitar o trabalho.
5. Faça as texturas com a Crystal cola, bolinhas, linhas, pontos, mini formas geométricas, etc.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário