segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pintura em tecidos

Pintura em tecidos - dicas
Pintura em Tecido
48-Sempre lave e seque as peças de tecido antes de pintá-las para eliminar resíduos de goma ou outros produtos químicos que possam interferir no resultado.
49-Procure trabalhar em local iluminado e arejado, sobre uma mesa grande, forrada com espuma de 7mm de espessura recoberta por plástico grosso. Finalizada a pintura, limpe o plástico com um paninho embebido em álcool. Evite usar flanelas pois estas soltam fiapos.
50-Sempre lave, seque e passe o tecido (enquanto estiver úmido) antes de começar a pintura, para eliminar qualquer resíduo de goma. Em alguns casos, quando a quantidade de goma é excessiva, chega-se a deixar o tecido de molho em água fervente para remover completamente o produto. A exceção fica por conta da seda, que nunca deve ser mergulhada em água fervente.
51-Às vezes, a seda é tratada com amaciantes que repelem a tinta. Nestes casos, que podem ser comprovados testando-se a tinta sobre uma pequena área, convém lavar e passar a peça antes de pintá-la.


52-Lembre-se: quanto mais aberta a trama do tecido, maior será a absorção da tinta. Como exemplo, os tecidos de sacaria, muito empregados em panos de prato.
53-Ao executar a pintura de cores sobrepostas, sempre espere a secagem da camada inferior antes de aplicar uma nova cor.
54-Você pode usar tintas para pintura em seda ao executar a pintura em aquarela sobre tecido: o efeito é muito bonito, quase transparente, quando o trabalho é executado com rapidez.
55-Os pincéis mais indicados para pintura aquarelada em tecido são ps de cerdas achatadas e, também, os redondos, terminados em ponta.
56-Na pintura porcelanizada, tintas de consistência mais pastosas produzem bons resultados tanto em tecidos naturais quanto em tecidos mistos com sintéticos. Evite tintas muito aguadas, principalmente nos tecidos sintéticos pois esta escorre pela trama.
57-O branco, usado na pintura pocelanizada para dar "luzes" nos motivos, é obtido com a tinta "branco mate", ligeiramente diluída, aplicada ao tecido seco com a ponta do pincel. Em alguns casos, como nos desenhos de frutas, por exemplo, a aplicação do branco pode preceder a de outras cores, dependendo do efeito de luz que se deseje obter.
58-Existem várias sedas puras disponíveis no mercado, como toile de seda, palha de seda, crepe de Chine, crepe madame, gazar, xantungue , cetim de seda, chiffon, crepe georgete, etc. por conta do aprimoramento das técnicas têxteis, torna-se cada vez mais difícil reconhecer a pureza do tecido. Para certificar-se, faça o teste da queima da fibra: o fio de seda pura, ao ser queimado (use a chama de um isqueiro ou fósforo), cheira a penas de aves e produz uma cinza fina que se dissolve entre os dedos; o fio de seda mista tem o mesmo odor, mas suas cinzas enrugam e formam pequenas bolinhas. Um tecido 100% sintético, ao ser queimado, cheira unicamente plástico.
59-As tintas para tecido à base de anilina, com fixação a vapor, podem ser usadas apenas sobre tecidos 100% naturais, como seda e lã pura. Já as tintas à base de pigmentos, fixadas a ferro quente, aplicam-se a todos os tipos de tecidos. Nos dois casos, a secagem deve ocorrer naturalmente, sem aceleração do processo.
60-A guta, muito usada nas pinturas sobre seda para isolamento de áreas pintadas em cores diferentes, é solúvel em água. Pode ser removida, facilmente, lembrando-se que o tecido pintado só pode ser lavado depois de 72 horas da conclusão do trabalho.
61-Gutas coloridas ou metálicas são permanentes. Após a secagem fixe-as com ferro quente, sem vapor, passando-se sempre pelo avesso do tecido.
62-A pintura sobre seda geralmente é feita com o tecido esticado num bastidor de madeira. Prefira ripas móveis com parafusos, aos bastidores convencionais. Assim, você utiliza o mesmo suporte para pintar o tecido em diversos tamanhos.
63-Para proteger a madeira do bastidor das manchas de tinta, recubra-a com fita adesiva antes de prender a seda com tachinhas. Ao final do trabalho, basta trocar a fita adesiva antes de iniciar uma nova pintura.
64-Para pintar camisetas ou outras peças de malha faça o seguinte: corte uma chapa de Duratex ou Eucatex ligeiramente maior que a peça de tecido. Passe uma demão de cola permanente numas das faces da chapa e encaixe-a por dentro ou sob o tecido. Esse procedimento evita que a malha deslize sobre a superfície de trabalho e que a tinta vaze e manche outra área da peça pintada.

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