quarta-feira, 2 de maio de 2012

Quarta-feira meio e início de semana depois de um feriadão...


Vamos começar com uma arte bem gostosa envolvendo sempre a pintura, Almofadas pintadas a mão,que tal?
Almofada com flores
Eu adoro fazer almofadas porque gosto de pintar tecidos e porque as almofadas são como quadros que a gente pode expor, só que ao invés de ficarem nas paredes, ficam nos sofás, poltronas, na cama… E o modelo acima é bem decorativo e fácil de fazer.
Para começar, escolha um tecido de algodão com uma textura mais rústica, porque o efeito da tinta puff (tinta relevo com expansão a calor) é mais bacana nesse tipo de tecido. Depois lave bem esse tecido para retirar todo e qualquer resíduo de goma. Isso é muito importante para proporcionar uma fixação perfeita da tinta no tecido.
Depois estique o tecido em uma placa de madeira preparada com cola permanente. Esse produto é uma cola que fica adesiva após sua aplicação, e serve para deixar a superfície (que pode ser uma placa de madeira, fórmica, papelão ou acrílico) auto-colante, de maneira que o tecido fique bem firme e esticado, sem sair do lugar durante a pintura. Algumas pessoas me perguntam sobre a necessidade e importância dessa placa, e eu digo a vocês, é fundamental. Sem ela o tecido embola, levanta durante o trabalho e fica impossível pintar e fazer um bom acabamento.
Para prepar essa placa, aplique a cola com um rolinho de espuma e aguarde secagem por 20 minutos. Após esse prazo, estique o tecido na placa e trabalhe normalmente. Depois retire a placa após o término e secagem do trabalho.
Passe o risco desejado para o tecido, utilizando papel vegetal e carbono. A tinta a ser utilizada é a tinta para tecidos misturada com a base incolor da tinta puff. Essa base serve para que a tinta para tecidos comum fique com o acabamento da tinta puff, que é uma tinta que expande com calro, ficando em relevo e com textura aveludada. Misture três partes da base incolor da puff com uma parte da tinta para tecidos comum. è normal que as tintas fiquem com tons mais suaves após a expansão, por isso prepare sempre uma cor mais escura se quiser um efeito mais intenso de cor.
Pinte as folhas com dois tons de verde, sempre começando a aplicação pelo tom mais claro. Como o tecido é mais grosso, utilize pincéis de cerdas, próprios para essa finalidade. Vá pintando na seqüência as flores, também trabalhando com dois tons, sempre o mais claro primeiro.
Aguarde secagem.

Detalhe da pintura
Para completar, faça o contorno das folhas e flores, assim como detalhes dos miolos (espirais, bolinhas) utilizando as tintas Corpuff já prontas, que vêm em bisnagas com bico aplicador. Se você não tiver essas tintas, prepare misturas feitas com a base corpuff e tintas para tecidoe m frascos vazios e faça esses detalhes, que darão ainda mais relevo ao seu trabalho. Veja a foto do detalhe acima.
Aguarde 24 horas de secagem completa após a última aplicação de tinta e faça a expansão com calro, utilizando um soprador térmico ou secador de cabelos bem forte por cima da pintura ou passe a ferro pelo avesso do tecido. Observe que para que a tinta puff fique com mais relevoe pegue a textura do tecido é importante que o calor venha pela frente, diretamente na tinta, com soprador ou secador. Quando a expansão é feita pelo avesso com o ferro, a pintura rente a ficar mais lisa (sem textura) e achatada.
Bem, se você gosta de pintar tecidos, conheça meu DVD de Pintura em Tecidos com destaque para camisetas e também as revistas que ofereço na LOJA do meu site www.cristinabottallo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário