terça-feira, 2 de outubro de 2012

Aprendendo a feltrar bolinhas para colares, veja.

                  Bolinhas feltradas com água e sabão.
Bolas feltradas com água e sabão

Conforme anunciado, vou comecar a mostrar aqui alguns tutoriais exclusivos sobre as diferentes técnicas de feltragem de lã. Todo mundo empolgado? Então vamos colocar a mão na lã para o nosso primeiro tutorial!
Para fazer as famosas bolinhas feltradas você vai precisar apenas de lã pura (usei a merino, veja este post para referência se estiver em dúvida sobre o tipo de lã), uma bacia, água quente e sabonete líquido.
Bola feltrada na água2
Bola feltrada na água 1

1. Encha a bacia com água quente. Não precisa estar ao ponto de fervura, mas esquente até a máxima temperatura suportável para que você não queime as mãos. Quanto mais quente, mais rápida a feltragem acontecerá, ok?
2. Separe punhado de fibra de lã. Evite cortar a fibra com tesoura. Melhor se você conseguir “arrancar” o volume de fibra desejado. Este tanto que está na palma da minha mão é suficiente para conseguir uma bolinha feltrada do tamanho de uma bola de gude.
Bola feltrada na água 4
Bola feltrada na água 3

3. Delicadamente e sem apertar a fibra, tente “moldá-la” no formato de uma bola. Não precisa ficar perfeitamente redonda, mas tente ajeitar as fibras no formato mais redondo possível.
4. Coloque um pouco de sabonete na palma da mão, o equivalente a uma colher de chá.
Bola feltrada na água 6
Bola feltrada na água 5

5. Molhe a bola de fibra e vá delicadamente mergulhando na água e moldando usando a palma das duas mãos. O segredo aqui é ser paciente e resistir a tentação de apertar a bola.
6. Continue moldando a bola com as duas palmas das mãos, mergulhando sempre a bolinha na água quente e enrolando. Faça isso por aproximadamente 2 minutos. Você vai perceber que a bolinha está murchando e ficou mais sólida. Se quiser, coloque mais sabonete para facilitar o deslize.
Bola feltrada na água 8
Bola feltrada na água 7

7. Este é o aspecto da bolinha feltrada finalizada, com a superfície regular e sem buracos ou falhas.
8. Enxague o sabão na água corrente fria.
Bola feltrada na água 9
Bola feltrada na água 10

9. Yay! A bolinha feltrada está pronta! Deixe secar em cima de uma toalha de um dia para o outro.
10. Experimente feltrar bolas de vários tamanho e cores. E não esqueça que você pode colocar mais de uma cor na bolinha para conseguir uma textura “marmorizada”. Experimente!
Um toque: Um erro comum que aconteceu comigo na primeira vez é acabar feltrando uma bolinha de formato irregular, ou com buracos. Isso geralmente acontece porque você apertou muito a fibra no início da modelagem. Resista a tentação e mantenha a mão “leve”, modelando a bolinha com delicadeza. Na minha opinião, a prática traz rapidamente a perfeicão em termos de feltragem. Lá pela terceira bolinha você já vai estar craque nesta técnica.
Idéias: Estas bolinhas de feltro são super versáteis e combinam com vários outros materiais, seja pela textura única ou pelas possibiliades quase infinitas de combinações de cores. Vejam o que os crafters lá fora andam fazendo com bolinhas feltradas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário