sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Reaproveite, faça enfeite.

                                     

Saiba como reaproveitar lâmpadas e tecidos na decoração de Natal

Postado em 28/11/2011 às 17h00

Lâmpadas queimadas e restos de tecido podem servir como decoração neste natal. A ideia é reaproveitá-los ao invés de descartá-los no meio ambiente. | Imagem: Recicla e Decora
Lâmpadas queimadas e restos de tecido podem servir como decoração neste Natal. A ideia é reaproveitá-los ao invés de descartá-los no meio ambiente.
Se você tem algum desses utensílios, e não sabe o que fazer com eles chegou a hora de dar um destino ambientalmente correto. Com a reutilização destes materiais e um pouco de criatividade, é possível transformá-los em objetos natalinos personalizados de decoração.
As dicas que o CicloVivo separou hoje são: enfeites de árvore de natal usando lâmpadas queimadas e guirlanda com restos de tecido.
Enfeites da árvore de natal
Para transformar sua lâmpada velha em enfeites de árvore de natal, basta pintá-las a mão livre com motivos natalinos. O desenho é simples e fácil de fazer, porém se desenhar não for seu ponto forte, a sugestão é pintá-las com as cores do natal, vermelha e verde. O CicloVivo dispôs na galeria ao lado, sugestões de pintura.
Depois de decorada e seca, passe um fio na base da lâmpada para prender o ornamento no galho da árvore e seu enfeite já está pronto.
Guirlanda de tecido
Fazer uma guirlanda de tecido é muito simples. Ela pode ser construída de duas maneiras. A forma mais prática é recortando restos de tecido coloridos em formatos quadrangulares. A quantidade de quadrados vai depender do tamanho que você quer que seu enfeite tenha. Quanto mais quadrados recortados, maior será a guirlanda.
Passe um fio no centro de cada quadrado. O mesmo fio conterá todos os recortes de tecido. Quando atingir o tamanho ideal, basta unir as extremidades do fio com um nó. Para fazer um enfeite na parte de cima, recorte um pedaço de tecido em forma de folhas e cole-as uma sobre as outras, ou então, basta colar um laço.
Para fazer a guirlanda da maneira menos prática, é preciso recortar os tecidos em formato circular, alinhavar um fio ao redor da borda com um pequeno espaço de distância de mais ou menos 0,5 cm ou um pouco menos, da extremidade. Quando completar a circunferência, basta puxar o fio. Ao fazer isso, o tecido ir franzir, depois disso, basta dar um ponto no centro da circunferência. Esta é a técnica usada para fazer fuxico e é disso que a guirlanda será formada.
Lembrando que para seu fuxico ter o tamanho ideal, a circunferência do tecido recortado deverá ter o dobro do tamanho desejado. Na hora de alinhavar, quanto mais distante forem os pontos, mais o miolo do fuxico fica fechado.
Depois que juntar uma boa quantidade de fuxicos, basta fazer o mesmo procedimento da dica simples: passe um fio por todos e una as extremidades com um nó quando atingir o tamanho desejado. Enfeite com um laço, ramos secos ou “folhas de tecidos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário