segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O bordado é forte na cultura Brasileira.



O livro Bordar a Vida foi lançado ontem pela Companhia das Letras. O livro é composto de bordados feitos por 16 mulheres de várias partes do Brasil. Em comum todas moram em cidades banhadas por um rio.
Cada uma destas mulheres recebeu pelo correio uma caixa contendo um pedaço de linho francês, linhas coloridas e o livro ABC do São Francisco para inspiração. Como desafio, elas deveriam contar, por meio do bordado, suas experiências de convivência com o rio da cidade onde vivem.
A exposição dos bordados permanecerá na galeria até o dia 28 de março.

Experiência de mulheres e suas relações com os rios de suas cidades dão origem ao livro Bordar a Vida, da Companhia das Letras.
Galeria da Estação
Rua Ferreira De Araújo, 625, Pinheiros, São Paulo
Tel 11 3813 7253
—————
O bordado faz parte da nossa cultura e o ato de bordar, além de uma forma de lazer, é uma atividade que gera renda para mulheres de várias regiões do Brasil. Os trabalhos de algumas comunidades de bordadeiras, sob tema O Mar está pra Peixe, estão distribuídos em cerca de 35 painéis no museu A CASA.
Os peixes são bordados com vários pontos diferentes: rede, areia, sombra, corrente, entre outros em suas mais diversas variações. No grupo, a maior parte das pessoas não têm renda fixa e são de baixa renda e que já conseguem comercializar o trabalho. Participam da exposição as comunidades Bonito feito à mão (MS); Brincando com Linhas (DF); Arcanjo (DF); Ser Brasileiro (DF); Agulha Mágica (DF) e por fim, Bordadeiras do Jardim Conceição (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário