segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Artesanato, design e cultura .

                    Coisas  importantes a saber sobre arte e artesanato...


Artesanato, design e cultura brasileira em Milão

Durante o Salão Internacional do Móvel em Milão, o artesanato, o design e a cultura brasileira estarão chamando a atenção do exigente público que frequenta a semana mais famosa de design do mundo. No evento Brasil S/A, no Palazzo Affari ai Giureconsulti, serão realizadas várias exposições, entre elas a Renda-se ao Brasil e Fronteiras.
Sob a curadoria da jornalista e crítica de design Maria Helena Estrada, a exposição Renda-se ao Brasil é resultado da criação de um grupo de designers brasileiros desafiados a elaborar peças inéditas feitas a partir de um corte de renda artesanal brasileira.

Renda-se ao Brasil: após o evento, as criações ficarão expostas no Brasil e, posteriormente, leiloadas para que a verba seja destinada a uma instituição beneficente.
A exposição Fronteiras foi organizada pela revista Casa Claudia para apresentar uma seleção de objetos de artesãos e designers brasileiros que transitam entre diversas áreas do conhecimento, como a arte, a moda, o artesanato e o design. Com curadoria de Pedro Ariel Santana, também diretor da revista, vários designers foram convidados a expor, entre  eles, o paulistano Marcelo Rosenbaum.
Cestos de palha de carnaúba do Piauí
Cestos da coleções inéditas Toca da Palha estarão em Milão. Os produtos são resultado do projeto A Gente Transforma no qual Marcelo Rosenbaum capacitou artesãos de Várzea Queimada, no Piauí.
Rosembaum exibirá uma pequena mostra de seu trabalho desenvolvido com artesãos das cinco regiões do país com técnicas manuais como cestaria, bordado, crochê, renda e tecelagem. Mas o destaque será para as coleções inéditas Toca da Palha e Toca da Borracha, resultados de seu projeto A Gente Transforma, que capacitou artesãos de Várzea Queimada, no Piauí. Serão apresentados objetos cestos, tabuleiros, máscaras e tapetes produzidos com palha de carnaúba e colares de frutas, chaveiros e fruteiras feitos de borracha.
Na agenda, também está prevista a mostra Acre – certificado de região com origem sustentável, com uma seleção de objetos e obras que permitem uma viagem virtual ao Estado do Acre, com curadoria de Marlúcia Cândida de Oliveira Neves e cenografia da Politécnica de Milão.
Haverá também a exposição Casa Brasileira, no espaço da Apex-Brasil. Nesta, serão expostos objetos que lembram as casas típicas brasileiras. O projeto tem curadoria de Maria Helena Estrada e cenografia de Marko Brajovik.
De 17 a 22 de abril – das 10 às 20 horas
Palazzo Giureconsulti, no espaço Brazil S/A
Piazza Mercanti 2, centro de Milão


Nenhum comentário:

Postar um comentário