1. O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e o “peso” da obra.
Exemplo: um quadro simples e “leve” combina com uma moldura reta e pequena.
Exemplo: um quadro simples e “leve” combina com uma moldura reta e pequena.
2. Uma moldura côncava aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra.
3. Uma pintura sem perspectiva pede uma moldura convexa que a solte da parede.
4. Trabalhos densos pedem molduras de linhas fortes para conter a imagem.
5. Trabalhos delicados pede molduras simples e leves.
6. Deve-se sugerir molduras com linhas para telas lineares.
7. Cores marcantes no passe-partout ajudam a separar a imagem da moldura, criando uma sensação de perspectiva.
8. Tonalidades claras – como o bege – devem ser usados para acentuar as cores.
9. Quando for necessário o uso do vidro – caso dos trabalhos em papel -, deve-se pensar na utilização de vidros anti-reflexo.
10. Para pintura com cores quentes – vermelho, marrom e amarelo – predominantes, o apropriado é usar molduras de cores igualmente quentes;
quando elas forem de cores frias - azul, verde e branco -, o correto é a utilização de molduras prateadas ou de cores similares
quando elas forem de cores frias - azul, verde e branco -, o correto é a utilização de molduras prateadas ou de cores similares
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