Thaís é paulista de Diadema e pinta desde os 18 anos. Não foi de cara que começou no estilo naif, mas admite que não resistiu aos seus encantos desde que teve os primeiros contatos. O interessante no trabalho de Thaís, é que ela juntou todas as nossas artes e retratou em suas telas.
Percebe-se a influência da estética da cerâmica em suas mulheres arredondadas. As cores vibrantes especialmente os tons quentes, que lembram a forma calorosa dos brasileiros receberem os visitantes. O canto e a dança, tão fortes em nossa cultura, também estão sempre presentes em suas telas, ou nos instrumentos, ou na sugestão dos movimentos, ou nos folguedos folclóricos.
A própria Thaís assim se define:
O foco principal da minha arte é a valorização da cultura brasileira; procuro representar nas minhas pinturas as mais intensas manifestações do meu povo, que são a música, a dança, o artesanato e tudo que faça parte do “Folclore Brasileiro”.
Utilizo cores vivas que representam o clima tropical e o calor humano do meu país, e faço delas uma fonte de alegria.
Thaís Ibanez já conquistou reconhecimento. Seus trabalhos estão expostos no Museu de Arte Popular de São Paulo e também já fazem parte de acervos de colecionadores europeus. É ótimo termos uma artista plástica representando nosso país e nossa cultura com tanta qualidade.
Pra terminar, ficam as palavras de Oscar D’Ambrosio, numa análise crítica a respeito do trabalho de Thaís:
“ Thaís Ibañez toma a cultura brasileira e lhe dá uma dimensão pictórica. Isso é feito dentro de uma concepção de exaltar aquilo que ela tem de peculiar, como as tonalidades vivas, objetos feitos manualmente e a música, as danças e instrumentos. Desse diálogo, a artista constrói seu imaginário visual e o país sai fortalecido, pois tem sua cultura autêntica homenageada e preservada. “
Gostou do trabalho de Thaís? Escreva para ela no thaisibanez@yahoo.com.br ou visite sua página Thaís Ibanez.
Grata pela visitinha no "Arte e Mimos"...
ResponderExcluirPaz e Luz
Bjcas
Graça
Agradeço a você também,vamos nos visitar sempre.
ResponderExcluirBjcas
Stela